4895.6557

97495.6866

94035.6356

    CRP/SP 

  n° 4414/J

  • Clínica Sírius – Salvando Vidas
  • Terapia Individual – Profissional Qualificado
  • Atividade Física – Resgatando Valores
  • Refeitório – Alimentação Saudável com Vista Panorâmica

Tratamento

Como Funciona?

A parte inicial chama-se desintoxicação. Sem ela, nada é eficaz. Sem o dependente interromper o uso e superar a abstinência inicial, não existem fórmulas mágicas, medicação, uma boa surra, injeções milagrosas, rezas.

Assim como não adianta correntes ao pé da cama, fantasias de cura e fantasias de que você vai acompanha-lo 24h por dia ou que se mandar ele para a casa de uma tia em outro estado, e afastá-lo das “más companhias” e resolverá o “problema”. Ele precisa ficar em um lugar onde a mão dele não alcance a droga e a bebida.

É uma parte difícil para ele e pode levar 30 dias ou mais. Mesmo que ele vá e aceite uma internação, após os 4 ou 5 dias ele vai querer ir embora. Vai achar tudo ruim (a cama, a comida, a equipe), vai alegar que já entendeu o que tem que fazer, vai falar que tá curado, vai alegar que está com saudades, que tem filhos, mãe, esposa. Vai alegar que está preso (mas não vai reconhecer a escravidão que REALMENTE está), vai ficar bravo, ameaçar, chorar … tudo isso pode ser verdade, mas tem um único nome: ABSTINÊNCIA.

Para isso terá no programa vários instrumentos que facilitarão este objetivo: Ele iniciará com uma Carta de Sofrimento, onde ele, por ele mesmo, relatará como está sua vida. Terá também reuniões de sentimento, onde o grupo lida com o paciente estimulando a fala honesta de sentimentos e pensamentos. Passará por duas avaliações com 30 e 60 dias, em que o grupo de pacientes facilitado por um conselheiro, avalia como ele está se desenvolvendo no tratamento, se está enrolando, manipulando, se escondendo.

Ele também será acompanhado com sessões individuais de terapia com psicólogo no mínimo uma vez por semana.

No final do tratamento ele deverá fazer algo essencial para sua recuperação que é o Quarto Passo. O quarto passo dos 12 passos de NA/AA, é onde o paciente já desintoxicado, já mais consciente e mais desejoso de mudança, por volta dos 60 dias de tratamento, escreve um inventário de toda sua vida. Do dia que nasceu até o dia atual. Como ele vem conduzindo sua vida, como ele percebeu e sentiu sua infância e até onde ele chegou. Depois ele escolhe dois conselheiros da clínica e lê toda sua vida para eles.

Esta etapa é essencial. Mostramos que tudo que ele escreveu é passado e que a partir daquele momento a história pode ser escrita de outro jeito, de uma forma mais produtiva e mais amorosa.

Também agregamos uma parte que chamamos de espiritualidade. Não é religiosidade mas a busca e retomada de valores morais, de amor a família e a Deus, conforme cada paciente em suas crenças entende.

Envolvendo todas as etapas do programa, Física Mental, Emocional temos a laborterapia. Um simples conceito: Sujou, limpou. Conviveu, colabora com o grupo. Dormiu, arrumou. Ou seja, são os pacientes que se revezam em escalas e cuidam da limpeza da área externa, dos quartos e banheiros que usam, fazem pão, lavam a louça incluindo as panelas e cuidam de sua higiene pessoal e lavam suas próprias roupas.

Nada mais justo. Normalmente estão acostumados a receberem tudo na mão, a largarem coisas pela casa e até a reclamarem da comida, muitas vezes não contribuíram nem para fazer nem para comprar a comida. Em tratamento ele se sente responsável pela sujeira e pela limpeza.

Quanto ao tempo de internação na Sírius

Existem internações de 15, 28 dias. Internações de 30, 45 e 60 dias. E internações de 6 meses a um ano. Qual é a mais correta? Qual é a mais eficaz?

Não é uma resposta simples, pois são problemas semelhantes com necessidades individuais diferentes. Vai depender de vários fatores como idade do paciente; tempo de uso; substância utilizada; quantidade e frequência de uso; comprometimento físico e mental e desejo de mudança do paciente.

Podemos afirmar que pequenos tempos, até 30 dias, geralmente é bastante ineficaz, pois mal dá para o paciente se desintoxicar e não consegue nem se conscientizar do seu real problema, nem planejar a nova vida.

Tempos muito longos, 9 meses, um ano ou mais, somente em circunstâncias bem especiais, pois isola-lo da sociedade por muito tempo, seria aliená-lo artificialmente e quando ele retornar estará despreparado para enfrentar uma realidade que ele ficou muito tempo distante.

É recomendado um tempo mais longo 6 meses a um ano ou até mais, em circunstâncias em que o paciente: Ficou muito comprometido fisicamente e/ou mentalmente; problemas judiciais, junções de outras comorbidades (depressões, esquizofrenias ou bipolaridades em fases agudas) Risco de morte (problemas com tráfico, dívidas) em que se voltar ao ambiente de uso, geralmente próximo a sua residência, o paciente não somente corre risco como também põe sua família em risco.

Chegamos então a um tempo médio, embasado não em dias, mas em um programa de tratamento que pode ser feito em 4 meses.

Material didático e instrucional

Utilizamos todo o cotidiano como material de aprendizagem. O cumprimento das normas da clínica, a convivência com a equipe terapêutica e com os colegas, as horas de lazer, piscina e esportes, o cuidado com a natureza. Mas também utilizamos apostilas, materiais de avaliação, exercícios práticos, DVD’s, Fotos, reuniões em Power Point, dinâmicas de Grupos.

Programa Familiar

O objetivo do Programa Familiar é informar sobre o que é dependência química, descobrir suas consequências no contexto familiar, profissional e social, oferecendo a oportunidade de melhorar a qualidade de vida do próprio familiar e o relacionamento com outras pessoas, especialmente com o dependente em recuperação.

Para isto a família participa de encontros com o psicólogo para orientação e suporte emocional, reuniões com outras famílias e recebem material didático explicativo.

Agenda
  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Domingo
07:00 Despertar Despertar Despertar Despertar Despertar Despertar  
07:30 Café da Manhã Café da Manhã Café da Manhã Café da Manhã Café da Manhã Café da Manhã Despertar
08:00 Atividade Física Atividade Física Atividade Física Atividade Física Atividade Física Labor Café da Manhã
08:30 Livre
09:00 12 passos Avaliação 12 passos Vídeo Terapia 12 passos
09:30
10:00
10:30 Labor terapia Labor terapia Labor terapia Labor terapia
11:00
11:30 Resgate
12:00 Almoço
12:30
13:00
13:30
14:00 TRE PPR TRE PPR Sentimento Livre Livre
14:30
15:00
15:30
16:00 Chá da tarde Chá da tarde Chá da tarde Chá da tarde Chá da tarde
16:30 Sentimento Espiritualidade Sentimento Espiritualidade Atividade Esportiva Atividade Esportiva
17:00
17:30
18:00 Banho
18:30
19:00 Jantar
19:30
20:00 TV TV TV TV TV TV TV
20:30
21:00
21:30
22:00 Recolher
 

Metodologia

Depois de muita pesquisa e experiências de médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas, monitores enfermeiros, professores de educação física, colaboradores, residentes e familiares, desenvolvemos um programa de tratamento que favorece ao paciente reassumir responsabilidades e reintegrar-se à sociedade, bem como manter uma sobriedade contínua. Consideramos êxito, quando a abstinência permanecem por, no mínimo, 5 anos após a conclusão do tratamento.

Para isso, desenvolvemos um Programa de Tratamento D C B A:

D: Desintoxicação, Mudança Física. Atividades físicas diárias, esporte, horários regrados de alimentação e de despertar (7h) e recolher (22h).

C: Conscientização, Mudança de Pensamento. Atividades intelectuais com 2 reuniões por dia de 12 passos de Alcoólicos Anônimos/Narcóticos Anônimos, Prevenção a Recaída, Vídeos discutidos em grupo, provas de conhecimento sobre a doença.

B: Boa Vontade, Mudança de Sentimento. Atendimento individualizado por psicólogo ou se necessário psiquiatra; reparação de erros com a família e com a sociedade, reuniões de sentimento, avaliações de evolução no tratamento pelo próprio grupo de pacientes, salas de ajuda; desafio a honestidade e realização de um inventário pessoal.

A: Atitude, Mudança de comportamento. É a aplicação de tudo que o paciente vai vivendo durante sua internação. Na convivência, nas regras, nas expressões emocionais, nos momentos difíceis de abstinência, saudade, culpa, raiva. Como viver sem se esconder nas drogas e no álcool.

Notícias

    A Revista Rolling Stone Brasil realizará no sábado, dia 1º de novembro, a…
    A Ambev, dona das marcas Brahma, Skol e Antarctica, terá de pagar…
       

Consultório SP

Telefones: (11) 97495-6866
End.: Travessa Mathias Lopes- Km 05 +60 Mts Nazaré Paulista-SP Cep 12960-000 [ver mapa]
E-mail: contato@clinicasirius.com.br

Unidade de Internação

Telefone: (11) 4895-6557
End.: Travessa Mathias Lopes Km 05+60Mts - Bairro Mascate – Nazaré Paulista – SP – Cep 12960-000
E-mail: contato@clinicasirius.com.br

Nossos Parceiros

img-parceiro-03.jpg

Criação e Host: WebCisCopyright 2011 – Sírius Dependência Química – Todos os direitos reservados